Não é todo mundo que consegue mas, ter a capacidade de colocar pra fora/verbalizar (e ouvir) os próprios pensamentos é uma das formas que mais amenizam o sofrimento psíquico, em busca do autoconhecimento. Se nos abrirmos para alguém próximo, já nos alivia de uma forma gigantesca imagine então, o quão bom seria podermos fazer isso com um profissional habilitado para atender todas as questões que dizem respeito à mente humana! Este profissional existe e é o psicólogo.
Por medo ou vergonha, muitas pessoas deixam de procurar um psicólogo achando que é um profissional voltado apenas para quem tem doenças mentais ou, que precisa de um diagnóstico específico para poder se consultar quando, na realidade, a psicoterapia é um tipo de tratamento que visa trazer o bem-estar e diversos outros benefícios para toda e qualquer pessoa que esteja enfrentando problemas diversos, como o caso de dificuldade em relacionamentos (seja amoroso, familiar ou profissional), insatisfação ou mesmo, que queria buscar o autoconhecimento e assim, melhorar a sua saúde mental.
O papel do psicólogo é o de atuar como um facilitador para a sua necessidade onde, com técnicas específicas, vai direcionando o atendimento com diálogo para a obtenção do resultado desejado, dentro de sua própria consciência.
Mas quais os motivos que leva uma pessoa a procurar um psicólogo?
Lutos, traumas ou perdas
Para estes tipos de casos, o psicólogo auxiliar o paciente a descobrir dentro de si mesmo, quais os sentimentos estão envolvidos com a situação que o impede de seguir em frente e continuar seu caminho. Nesses casos também estão incluídos crises de ansiedade, fobia, dificuldade em administrar sentimentos de frustração como perda de emprego entre outros.
Problemas com relacionamentos amorosos
Para este caso, o psicólogo trabalha em conjunto com o casal, estimulando e facilitando a comunicação entre ambos e mediando a compreensão para que possam compreender, trabalhar e resolver tudo o que lhes incomoda.
Problemas de relacionamento com a família
Da mesma forma que ocorre com os relacionamentos amorosos, muitas famílias, por serem compostas por vários indivíduos, cada um com a sua função distinta, são verdadeiros sistemas complexos que impactam diretamente a forma com que todos os componentes se relaciona. Nesses casos, o psicólogo assume o papel de melhorar o entendimento, a comunicação e a expressão dos sentimentos dentro do âmbito familiar.
Períodos de transição
Sabe quando estamos em uma fase de transição em nossa vida, tendo novas experiências, chegando de começarmos a tomar decisões importantes, é normal sentir dúvidas, estar inseguro e podendo até ficarmos paralisados, sem saber por onde começar e assim, sem agir. O psicólogo atua auxiliando no controle da ansiedade e demais sentimentos voltados para aquela escolha e faz com que o indivíduo encontre as respostas dentro dele mesmo respeitando, acima de tudo, o tempo de cada um.
Na transformação interna, busca por autoconhecimento, autoconfiança e mudança de padrões
São as pessoas que não possuem uma queixa pontual mas sim, o desejo de acabar com alguma angústia, desconforto ou mesmo, buscam se compreenderem, amadurecer e evoluir emocionalmente. Aqui, o psicólogo utiliza técnicas para conduzir o diálogo, conseguindo assim identificar padrões de comportamento e pensamento que sejam as possíveis causas dessa insatisfação, fazendo com que seja resolvido o cenário desfavorável.
Doenças mentais diagnosticadas
Sempre que se é diagnosticada alguma doença mental, como o caso da depressão, transtorno de ansiedade, autismo, bipolaridade e dependência química. Em determinados casos, se faz necessária também o uso de medicamentos e, deve ser complementado com o acompanhamento psicológico. Para estes pacientes, compreender a natureza de sua doença e os impactos causados por ela bem como, aprender como ligar com taus sentimentos é o objetivo do trabalho para que seja possível construir novos caminhos para superar tais dificuldades.
Agora que você já conseguiu entender corretamente quando deve procurar um psicólogo, que tal avaliar a sua condição atual e procurar ajuda especializada?