Especialidades Atendidas

Eu posso te ajudar!

Nosso atendimento é voltado para aqueles que estão sofrendo com limitações em sua vida, tais como: o Estresse, Depressão, Ansiedade, Agressividade, Passividade, Ciúmes, e também doenças Psicossomáticas e Traumas.

Adicione o texto do seu título aqui

A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma ferramenta da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si. Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.

Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva. A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros.

Situação
Pensamento
Emoção
Comportamento

Adicione o texto do seu título aqui

A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.

Na psicoterapia, os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis ​​e efetivos. Existem várias abordagens para a psicoterapia, sendo algumas delas listadas abaixo:

Análise do Comportamento ou Behaviorista
Fenomenologia
Gestalt-terapia
Humanista
Junguiana ou psicologia analítica
Psicanálise
Transpessoal

Adicione o texto do seu título aqui

Ao investir na construção de ações de qualidade de vida nas organizações, a exemplo do Programa de reflexão e preparação para a aposentadoria, o psicólogo estará auxiliando na implementação de políticas que promovam o atendimento dessas necessidades, especialmente em se tratando do bem estar psíquico, exercitando a dimensão política e educativa de seu papel profissional.

Além disso, o psicólogo tem o papel de pesquisador, de construtor de novos conhecimentos, ao investigar junto a trabalhadores de diferentes classes sociais o sentido, o significado de se aposentar, dado ao peso atribuído socialmente a essa condição, que pode ser uma forma peculiar de sofrimento. Sofrimento este causado pelo sentimento de inadequação social e angústia quanto às perspectivas de sobrevivência.

Portanto, cabe ao psicólogo, em equipe multiprofissional, elaborar programas que contemplem variáveis importantes à qualidade de vida no trabalho e, especificamente, as questões relacionadas à subjetividade do trabalhador.

Adicione o texto do seu título aqui

A cada momento, desde a infância à velhice, somos confrontados com a necessidade de optar e decidir.

E se há escolhas e decisões menos relevantes, diárias e funcionais – por exemplo ‘que roupa é que vou vestir’ ou ‘faço aquele telefonema que preciso agora ou mais daqui a pouco’ –, outras há que exigem mais tempo e reflexão pois terão um impacto significativo e transversal em todas as áreas da nossa vida.

Entre estas destacam-se as relacionadas com a vocação e vida profissional.

O processo de orientação escolar e vocacional apoia os jovens na tomada de decisões informadas e conscientes.

Baseia-se num trabalho conjunto do psicólogo e de cada jovem que aprofunda o conhecimento de duas grandes áreas:

autoconhecimento do jovem, explorando os seus interesses, aptidões, motivações, valores e outros domínios da personalidade que podem influenciar a tomada de decisão, como seja, por exemplo, o autoconceito ou a capacidade em si mesmo para tomar decisões;

conhecimento do mundo que o rodeia, incluindo:

Exploração de percursos formativos
Procura de informação mais vasta acerca das opções que se podem fazer
Pesquisa e melhor conhecimento direto e indireto de profissões, procurando desenvolver uma perspetiva mais realista e informada acerca destas

Adicione o texto do seu título aqui

É um questionário, muito utilziado nos processos de avaliação psicológica, que usa cartões com manchas de tinta para identificar traços da personalidade de uma pessoa. O paciente observa o material e responde perguntas sobre o que vê.

O método foi criado em 1921 pelo psiquiatra e neurologista síço Hermann Rorschach, quer percebeu que reconhecer características nos borrões exigia funções complexas da mente. No Brasil, utiliza-se o teste produzido e impresso pela editora suíça Verlag Hans Huber, o único reconhecido pela International Society of Rorshach e suas entidades filiadas, como a ASBRo. Mas ele não funciona sozinho, para avaliar o paciente, levam-se em conta também informações obtidas em entrevistas e outros testes psicológicos.
Além da área da saúde, o exame autilia em questões empresariais, escolares e judiciárias.

Adicione o texto do seu título aqui

O Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) é um dos instrumentos mais utilizados para quantificar componentes subjetivos relacionados à ansiedade (para revisão, ver Keedwell & Snaith, 1996). Desenvolvido por Spielberger, Gorsuch e Lushene (1970) e traduzido e adaptado para o Brasil por Biaggio (Biaggio & Natalício 1979), o IDATE apresenta uma escala que avalia a ansiedade enquanto estado (IDATE-E) e outra que acessa a ansiedade enquanto traço (IDATE-T).

Enquanto o estado de ansiedade reflete uma reação transitória diretamente relacionada a uma situação de adversidade que se apresenta em dado momento, o traço de ansiedade refere-se a um aspecto mais estável relacionado à propensão do indivíduo lidar com maior ou menor ansiedade ao longo de sua vida (Cattell & Scheier, 1961).

Empregando uma amostra de mais de 400 estudantes do ensino médio, Spielberger e cols. (1980) demonstraram que a melhor distribuição dos itens relacionados com estes dois fatores era aquela que apresentava conteúdos que expressavam a presença ou ausência de ansiedade. De acordo com esta interpretação, itens relacionados ao fator “ansiedade presente” apresentaram um conteúdo semântico de sentimentos negativos relacionados com preocupações, tensões e insegurança ao passo que os itens associados ao fator “ansiedade ausente” descreveram a presença de sentimentos positivos, de bem estar, satisfação e felicidade. Entretanto, outros estudos desmontaram uma distribuição de cargas alternativas em relação a estes dois fatores. Por exemplo, Bieling, Antony e Swinson (1998), empregando técnicas de análise fatorial, observaram um melhor ajuste dos dados à interpretação destes dois fatores a aspectos de ansiedade e depressão. Neste caso, itens relacionados com humor, tais como vontade de chorar, depressão e felicidade, constituíram um fator independentemente do fato de estarem associados a itens com conteúdos semânticos que expressassem a presença ou a ausência de ansiedade.

Adicione o texto do seu título aqui

A hipnose é um estado psicológico especial induzido por meio de um pêndulo, do movimento do dedo ou da voz, ela vem sendo cada vez mais utilizada como instrumento no tratamento de diferentes diagnósticos.

A hipnose é muito utilizada hoje para combater fobias, depressão, diminuir sofrimentos de pacientes terminais, problemas de amnésia, correção de vícios, preparação mental para os vestibulandos, tratamento de obesidade, práticas esportivas (ajudar jogadores a terem práticas positivas nos esportes, ou seja, não praticar coisas anti-esportivas como violência, xingamentos e etc.), procedimentos cirúrgicos, insônia, envolvimentos pessoais e várias outras utilizações.

Para alguém ser hipnotizado não basta apenas alguém chegar e hipnotizá-lo, o paciente deverá acreditar neste processo de hipnose e querer ser hipnotizado, lembrando que apenas profissionais especializados são recomendados para atuar neste processo.

Adicione o texto do seu título aqui

A terapia com biofeedback vem ganhando cada vez mais adeptos por ser um tratamento não medicamentoso, no qual os pacientes aprendem a controlar os próprios processos corporais, como tensão muscular, pressão arterial ou frequência cardíaca. Com isso, proporciona relaxamento e a quebra o ciclo do estresse.

Este tipo de terapia é realizada por meio da colocação de eletrodos nas mãos dos pacientes, que captam o nível de tensão e o transmite para o aparelho de Biofeedback. Este, por sua vez, transforma estas informações em imagens gráficas.

Desta forma, é possível identificar as respostas ao estresse à medida que elas acontecem no monitor e, em seguida, receber um feedback imediato ao tentar interrompê-las e, com isso, aprender técnicas de relaxamento que podem ajudar a regular as diferentes reações corporais.

Adicione o texto do seu título aqui

anamnese é uma entrevista inicial junto ao psicólogo onde, se estabelece qual a situação real do paciente e a partir da qual, se estabelece o tratamento de apoio para o auxiliar.

Consiste na realização de um conjunto de perguntas ao paciente sobre o problema. Entre estas, podemos encontrar:

Qual é o motivo da consulta?
Desde quando está ocorrendo?
Existe algo que poderia ter desencadeado isso?
Aconteceu em alguma outra ocasião?
Você já consultou com outros psicólogos?
O que você tentou fazer para resolver o problema?