Mais uma palavra com importante significado sendo banalizada. Quero lembrar que somos seres SOCIAIS e somos interdependentes, não conseguimos viver isolados de tudo e de todos.

São “poucos casos” que se deve manter o distanciamento real, ou seja, fazer o contato zero. Cito, os transtornos de personalidade e mesmo assim, dependerá do nível, grau e o contexto para uma decisão de exclusão desta forma.

TODOS nós, já utilizamos de comportamentos tóxicos.

E atire a primeira pedra aquele que nunca mentiu, omitiu, quem nunca usou uma chantagem EMOCIONAL, ou julgou alguém, quem nunca quis ter a razão ou o controle da situação, quem nunca sentiu inveja, ciúmes… O que quero dizer com Isso? É que nós também passamos por situações delicadas na vida em que teremos comportamentos tóxicos. E em fases muito delicadas em um rompante, uma fala mais ácida, um descrédulo, um pessimismo, um mau humor… Affff!

É isso aí, Ninguém está imune a vida, pessoas vão sofrer diante das vicissitudes da vida. Pessoas queridas vão morrer, nem tudo dará certo, e teremos que nos flexibilizar diante de várias situações. Serão inúmeras situações de raiva, intolerância e rejeição. Sentimos tudo isso no corpo, é dor. Vou explicar: “quando somos desprezados, ridicularizados, rejeitados, quando estamos perdendo os laços afetivos, ou quando passamos por violência velada, quando somos desaprovados por pessoas que são importantes para nós e, ou seja, tudo que ameaça os nossos laços afetivos humanos, é ativado uma estrutura que se chama giro do cíngulo anterior dorsal, uma área do cérebro que é uma estrutura já comprovada por vários estudos científicos, que é responsável pela dor física, igual quando se leva um soco na cara, ou quando quebra as pernas, a dor é no corpo é real, é físico também. Não é invenção, é dor!

Já imaginou passar por lutas, perdas, sem ter o apoio de ninguém? Imagina ser abandonado em momentos difíceis na vida?

Lógico que não devemos ser coniventes com estes comportamentos, ninguém deve aceitar o desprezo, ou qualquer comportamento que degrade ou explore o ser humano. Então o que são comportamentos tóxicos. São comportamentos que podem até passar desapercebido em algumas circunstâncias, mas para a vítima de um narcisista ou com outra desordem de personalidade, o comportamento, é um o jogo enlouquecedor. Ele utilizará a invalidação.

Invalidar é tirar a validade de algo ou de alguém, é diminuir o outro, desprezá-lo, mostrá-lo como errado, idiota, tolo, fraco, bobo, insuficiente, menor. São táticas por vezes até rebuscada, uma forma aprimorada de violência que levará a vítima a loucura.

Táticas e métodos:

Brincadeiras, incertezas, projeção, generalização, julgamento, gaslight, duplo cego, incoerência, distanciamento, negação, fraudes, inverdades.

Todos estes comportamentos juntos, com a tentativa de literalmente sucumbir a vítima em um jogo de dependência com uma triangulação: roubar, mentir e trair.

Mas não Podemos abandonar, cortar Pessoas das nossas vidas.

A vida é um sobe e desce danado, por isso precisamos da empatia, compaixão, olhar sem julgar. Aliás uma das características da MATURIDADE emocional é dar o apoio que a pessoa estiver precisando sem cair nas chantagens emocionais ou no vitimismo. Saber dar limites, é saber em primeiro lugar se dar limites. Antes de se afastar de alguém, se pergunte qual a sua responsabilidade nesta relação.

Somos seres sociais e precisamos da relação intersocial para nossa sobrevivência. Aprender a conviver, ninguém é obrigado a amar ninguém, mas respeitar é um valor básico para a nossa convivência. Aliás, essa deveria ser a nossa causa, disciplinar o EGO. TODOS os dias devemos vencer as artimanhas que o ego utiliza para isolar as pessoas umas das outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *